Bem, estou exatamente na metade do intercâmbio. Há nove meses na Alemanha, a nove meses da pátria amada. Convenhamos que é inevitável que escreva sobre comparações culturais. E eis aqui a primeira: O natal está para os alemães assim como as festas juninas estão pra gente. hihi
No final de novembro dava pra sacar que algo estava acontecendo, uma preparação começando. Os papos de natal aqui e ali, uma decoração aqui e ali, e boom! Bastou chegar dia 1 de dezembro pra entender o quanto o natal é levado à sério aqui. Não Jesus e essas coisas que insistem em nos dizer que é o espírito do natal, mas algo mais tenro no interior de cada um. Natal aqui não é só um dia de festa, um feriado feliz, o que precede toda aquela exuberância de festas de fim de ano. Não, natal é coisa séria. É o que mantém todo mundo aquecido e o que motiva os alemães a sair de casa nesse maldito frio.
Se tá nevando e você tem que colocar 5 camadas de roupa, no fundo tudo bem, porque você vai ser recompensado com um delicioso vinho quente com ervas especialmente natalino! (Aqui tô falando do Glühwein, um tipo de "quentão" que todo mundo ama, eu, particularmente, não achei muito bom não. Mas para pessoas como eu a recompensa pode ser um chocolate quente com amaretto, oh yeah). E se os dias acabam às 16:30 da tarde, não fique deprimido! Com a noite também vem todas as luzinhas natalinas pra te alegrar.
Tem "Feirinha de natal" pra comprar várias comidas e bebidas especialmente natalinas (desde que fui na última não consigo esquecer as malditas amêndoas caramelizadas que não comprei). Tem musiquinha de natal pra agradar, tem bilhões de chás e biscoitos especialmente natalinos. Tem até inúmeras versões de "Adventskalender" pra aproveitar um poquinho essa espera de cada dia! Adventskalender são calendários em que em cada dia você abre um papelzinho (ou olha num bolsinho, depende do seu) e tem um mimo pra alegrar seu dia! Eu comprei um pra entrar no clima também (fui super contagiada caso ainda não tenha dado pra notar), se souber como, coloco até fotinha. Ah! Todo mundo também se junta pra fazer biscoitinhos de natal (pra mim a tradição mais fofa) e mais e mais.
E sempre que alguém me pergunta "Não é assim no Brasil?" Eu respondo que a gente gosta e tal, mas que, não, não é tão grande quanto aqui. E, acreditem, todos surpresos com essa resposta, me deixou surpresa que eles ficassem tão surpresos. Ontem conversando com uma amiga num keller, por sinal em um evento natalino (Feuerzangebowle), ela me fez entender que sim, essa época é especial pra os alemães. E sim, isso tudo é pra tentar se alegrar nesse inverno maldito. Todo mundo fica super animado e pensando e ansiando pelo natal e esquece um pouco do frio. E aí quando o ano novo chega os dias já começam a ficar mais longos de novo e vão surgindo outros motivos pra se continuar querer vivendo, hehe.
Mas tá, a questão é que eu fiquei pensando que realmente, a gente não tem essa comoção toda no natal, porque, diabos, tá super quente! Milhões de coisas acontecendo (férias, meu povo!) ninguém vai ficar pensando unicamente no natal com esse calor aí né. Poréééém, no nosso "inverno" a gente faz algo parecido, mas assim, bem parecido. Só que se chama São João. Mas olha só, a gente se junta e fica feliz porque é são joão! Coloca um monte de decoração caipira por aí (até se veste diferente pras festinhas!), faz quentão e, bem, eu pelo menos, fico toda feliz com toooda a comida junina em abundância! Pamonha, milho, canjica, munguzá, bolos e bolos...Isso tudo é bom o ano inteiro (principalmente pra mim crescida em Caruaru hehe), mas nessa época do ano rola inevitavelmente um consumo mais exagerado :9
E fazendo essa comparação dá pra ir looonge. Eles tem as feirinhas de natal, a gente tem as festinhas juninas, ambas com váááárias barraquinhas nas quais comida parece ser mais importante que qualquer outra coisa. Eles tem Glühwein, a gente tem quentão. Eles tem Lebekuchen, a gente tem bolo de milho e de macaxeira! Eles tem "We wish you a merry christmas!" , a gente tem "Asa Branca" e se eles trocam presentes entre si, é, presente a gente não troca, mas soltamos uns fogos por aí pra animar :)
O que eu gostei dessa comparação foi perceber que se tá frio (frio nível Brasil ou Alemanha), a gente arranja umas desculpas boas pra se juntar, comer bem e ser feliz :)
Que texto feliz, rapá, certeza que é esse clima de natal me deixando assim.
Sem comentários:
Enviar um comentário