"you don't even know enough to be competing with yourself"
Anna Deavere Smith and Sarah Lewis on Beauty.
baunilha na alma
quinta-feira, 30 de abril de 2015
domingo, 12 de abril de 2015
rascunhos #1
Se se repete pelas ruas. Se se repete pelas páginas. Se se repete por infinitos padrões criados pela loucura. Se todos os galhos se entrelaçam e formam um filtro maior que o sol. Se eu só escrevo e repito-me e a acabo por tornar-me minha própria repetição. Se só repito-me pelo hábito perco de mim o sentido?
Ou talvez como uma bailarina que diariamente repete gestos e tem em seus dedos e extremos a delicadeza infiltrada? Se eu me sinto livre/presa. Minha fragilidade física me atinge. Meus contornos e superfícies. Minhas cores. Se me sinto louca para ser livre.
Uma loucura ingênua é sempre sábia.
Ou talvez como uma bailarina que diariamente repete gestos e tem em seus dedos e extremos a delicadeza infiltrada? Se eu me sinto livre/presa. Minha fragilidade física me atinge. Meus contornos e superfícies. Minhas cores. Se me sinto louca para ser livre.
Uma loucura ingênua é sempre sábia.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
Eu tinha que escovar os dentes. Eu tinha que estudar java. Eu tinha que comer menos chocolate.
Mas ao invés de fazer qualquer desses eu abri o http://www.brainpickings.org/ e fiquei lendo. E li uma matéria, o discurso de uma escritora na realidade e ah, ai de mim, engoli seco. Foi instantâneo, ela falava dela, bem, podia ser de mim.
Eu não acho que consiga ser tão leve e simplesmente me desprender do chão. As pessoas que eu mais amo, elas são lindas e me ensinaram a pensar sempre racionalmente. E essa racionalidade é mágica, acalma e abre um mundo de oportunidades, mas ao mesmo tempo ela pesa e não deixa a gente simplesmente flutuar ao léu. Às vezes flutuar por aí de bobeira também pode ser ruim (principalmente se a gente tiver um destino em mente), mas eis meu exemplo aqui, nessa "tarde" de domingo.
Eu sei agora o que eu não quero, só não sei ainda como articular as coisas que quero à meu favor. Acabei de tirar o silêncio e coloquei "Nothing that has happened so far happened in any way we could control" e juro, me ajudou a respirar melhor. É que comecei o texto (com calma) mas um nó danado na garganta.
Livros, ansiedades, leituras, escritas.
Mas ao invés de fazer qualquer desses eu abri o http://www.brainpickings.org/ e fiquei lendo. E li uma matéria, o discurso de uma escritora na realidade e ah, ai de mim, engoli seco. Foi instantâneo, ela falava dela, bem, podia ser de mim.
Eu não acho que consiga ser tão leve e simplesmente me desprender do chão. As pessoas que eu mais amo, elas são lindas e me ensinaram a pensar sempre racionalmente. E essa racionalidade é mágica, acalma e abre um mundo de oportunidades, mas ao mesmo tempo ela pesa e não deixa a gente simplesmente flutuar ao léu. Às vezes flutuar por aí de bobeira também pode ser ruim (principalmente se a gente tiver um destino em mente), mas eis meu exemplo aqui, nessa "tarde" de domingo.
Eu sei agora o que eu não quero, só não sei ainda como articular as coisas que quero à meu favor. Acabei de tirar o silêncio e coloquei "Nothing that has happened so far happened in any way we could control" e juro, me ajudou a respirar melhor. É que comecei o texto (com calma) mas um nó danado na garganta.
Livros, ansiedades, leituras, escritas.
Comoções invernais
Bem, estou exatamente na metade do intercâmbio. Há nove meses na Alemanha, a nove meses da pátria amada. Convenhamos que é inevitável que escreva sobre comparações culturais. E eis aqui a primeira: O natal está para os alemães assim como as festas juninas estão pra gente. hihi
No final de novembro dava pra sacar que algo estava acontecendo, uma preparação começando. Os papos de natal aqui e ali, uma decoração aqui e ali, e boom! Bastou chegar dia 1 de dezembro pra entender o quanto o natal é levado à sério aqui. Não Jesus e essas coisas que insistem em nos dizer que é o espírito do natal, mas algo mais tenro no interior de cada um. Natal aqui não é só um dia de festa, um feriado feliz, o que precede toda aquela exuberância de festas de fim de ano. Não, natal é coisa séria. É o que mantém todo mundo aquecido e o que motiva os alemães a sair de casa nesse maldito frio.
Se tá nevando e você tem que colocar 5 camadas de roupa, no fundo tudo bem, porque você vai ser recompensado com um delicioso vinho quente com ervas especialmente natalino! (Aqui tô falando do Glühwein, um tipo de "quentão" que todo mundo ama, eu, particularmente, não achei muito bom não. Mas para pessoas como eu a recompensa pode ser um chocolate quente com amaretto, oh yeah). E se os dias acabam às 16:30 da tarde, não fique deprimido! Com a noite também vem todas as luzinhas natalinas pra te alegrar.
Tem "Feirinha de natal" pra comprar várias comidas e bebidas especialmente natalinas (desde que fui na última não consigo esquecer as malditas amêndoas caramelizadas que não comprei). Tem musiquinha de natal pra agradar, tem bilhões de chás e biscoitos especialmente natalinos. Tem até inúmeras versões de "Adventskalender" pra aproveitar um poquinho essa espera de cada dia! Adventskalender são calendários em que em cada dia você abre um papelzinho (ou olha num bolsinho, depende do seu) e tem um mimo pra alegrar seu dia! Eu comprei um pra entrar no clima também (fui super contagiada caso ainda não tenha dado pra notar), se souber como, coloco até fotinha. Ah! Todo mundo também se junta pra fazer biscoitinhos de natal (pra mim a tradição mais fofa) e mais e mais.
E sempre que alguém me pergunta "Não é assim no Brasil?" Eu respondo que a gente gosta e tal, mas que, não, não é tão grande quanto aqui. E, acreditem, todos surpresos com essa resposta, me deixou surpresa que eles ficassem tão surpresos. Ontem conversando com uma amiga num keller, por sinal em um evento natalino (Feuerzangebowle), ela me fez entender que sim, essa época é especial pra os alemães. E sim, isso tudo é pra tentar se alegrar nesse inverno maldito. Todo mundo fica super animado e pensando e ansiando pelo natal e esquece um pouco do frio. E aí quando o ano novo chega os dias já começam a ficar mais longos de novo e vão surgindo outros motivos pra se continuar querer vivendo, hehe.
Mas tá, a questão é que eu fiquei pensando que realmente, a gente não tem essa comoção toda no natal, porque, diabos, tá super quente! Milhões de coisas acontecendo (férias, meu povo!) ninguém vai ficar pensando unicamente no natal com esse calor aí né. Poréééém, no nosso "inverno" a gente faz algo parecido, mas assim, bem parecido. Só que se chama São João. Mas olha só, a gente se junta e fica feliz porque é são joão! Coloca um monte de decoração caipira por aí (até se veste diferente pras festinhas!), faz quentão e, bem, eu pelo menos, fico toda feliz com toooda a comida junina em abundância! Pamonha, milho, canjica, munguzá, bolos e bolos...Isso tudo é bom o ano inteiro (principalmente pra mim crescida em Caruaru hehe), mas nessa época do ano rola inevitavelmente um consumo mais exagerado :9
E fazendo essa comparação dá pra ir looonge. Eles tem as feirinhas de natal, a gente tem as festinhas juninas, ambas com váááárias barraquinhas nas quais comida parece ser mais importante que qualquer outra coisa. Eles tem Glühwein, a gente tem quentão. Eles tem Lebekuchen, a gente tem bolo de milho e de macaxeira! Eles tem "We wish you a merry christmas!" , a gente tem "Asa Branca" e se eles trocam presentes entre si, é, presente a gente não troca, mas soltamos uns fogos por aí pra animar :)
O que eu gostei dessa comparação foi perceber que se tá frio (frio nível Brasil ou Alemanha), a gente arranja umas desculpas boas pra se juntar, comer bem e ser feliz :)
Que texto feliz, rapá, certeza que é esse clima de natal me deixando assim.
No final de novembro dava pra sacar que algo estava acontecendo, uma preparação começando. Os papos de natal aqui e ali, uma decoração aqui e ali, e boom! Bastou chegar dia 1 de dezembro pra entender o quanto o natal é levado à sério aqui. Não Jesus e essas coisas que insistem em nos dizer que é o espírito do natal, mas algo mais tenro no interior de cada um. Natal aqui não é só um dia de festa, um feriado feliz, o que precede toda aquela exuberância de festas de fim de ano. Não, natal é coisa séria. É o que mantém todo mundo aquecido e o que motiva os alemães a sair de casa nesse maldito frio.
Se tá nevando e você tem que colocar 5 camadas de roupa, no fundo tudo bem, porque você vai ser recompensado com um delicioso vinho quente com ervas especialmente natalino! (Aqui tô falando do Glühwein, um tipo de "quentão" que todo mundo ama, eu, particularmente, não achei muito bom não. Mas para pessoas como eu a recompensa pode ser um chocolate quente com amaretto, oh yeah). E se os dias acabam às 16:30 da tarde, não fique deprimido! Com a noite também vem todas as luzinhas natalinas pra te alegrar.
Tem "Feirinha de natal" pra comprar várias comidas e bebidas especialmente natalinas (desde que fui na última não consigo esquecer as malditas amêndoas caramelizadas que não comprei). Tem musiquinha de natal pra agradar, tem bilhões de chás e biscoitos especialmente natalinos. Tem até inúmeras versões de "Adventskalender" pra aproveitar um poquinho essa espera de cada dia! Adventskalender são calendários em que em cada dia você abre um papelzinho (ou olha num bolsinho, depende do seu) e tem um mimo pra alegrar seu dia! Eu comprei um pra entrar no clima também (fui super contagiada caso ainda não tenha dado pra notar), se souber como, coloco até fotinha. Ah! Todo mundo também se junta pra fazer biscoitinhos de natal (pra mim a tradição mais fofa) e mais e mais.
E sempre que alguém me pergunta "Não é assim no Brasil?" Eu respondo que a gente gosta e tal, mas que, não, não é tão grande quanto aqui. E, acreditem, todos surpresos com essa resposta, me deixou surpresa que eles ficassem tão surpresos. Ontem conversando com uma amiga num keller, por sinal em um evento natalino (Feuerzangebowle), ela me fez entender que sim, essa época é especial pra os alemães. E sim, isso tudo é pra tentar se alegrar nesse inverno maldito. Todo mundo fica super animado e pensando e ansiando pelo natal e esquece um pouco do frio. E aí quando o ano novo chega os dias já começam a ficar mais longos de novo e vão surgindo outros motivos pra se continuar querer vivendo, hehe.
Mas tá, a questão é que eu fiquei pensando que realmente, a gente não tem essa comoção toda no natal, porque, diabos, tá super quente! Milhões de coisas acontecendo (férias, meu povo!) ninguém vai ficar pensando unicamente no natal com esse calor aí né. Poréééém, no nosso "inverno" a gente faz algo parecido, mas assim, bem parecido. Só que se chama São João. Mas olha só, a gente se junta e fica feliz porque é são joão! Coloca um monte de decoração caipira por aí (até se veste diferente pras festinhas!), faz quentão e, bem, eu pelo menos, fico toda feliz com toooda a comida junina em abundância! Pamonha, milho, canjica, munguzá, bolos e bolos...Isso tudo é bom o ano inteiro (principalmente pra mim crescida em Caruaru hehe), mas nessa época do ano rola inevitavelmente um consumo mais exagerado :9
E fazendo essa comparação dá pra ir looonge. Eles tem as feirinhas de natal, a gente tem as festinhas juninas, ambas com váááárias barraquinhas nas quais comida parece ser mais importante que qualquer outra coisa. Eles tem Glühwein, a gente tem quentão. Eles tem Lebekuchen, a gente tem bolo de milho e de macaxeira! Eles tem "We wish you a merry christmas!" , a gente tem "Asa Branca" e se eles trocam presentes entre si, é, presente a gente não troca, mas soltamos uns fogos por aí pra animar :)
O que eu gostei dessa comparação foi perceber que se tá frio (frio nível Brasil ou Alemanha), a gente arranja umas desculpas boas pra se juntar, comer bem e ser feliz :)
Que texto feliz, rapá, certeza que é esse clima de natal me deixando assim.
sábado, 29 de novembro de 2014
Neue Mütze und neuer Mut
Eine neue Mütze und auch ein neu Mut
Ich weiss es dass, viel schwieriger ist wenn ich auf Deutsch schreiben will. Aber wir haben heute ein Geheimnisgrund, besser zu sagen, etwas wie diese. Es ist nicht mehr als ein Monate und ich fühle mich schon ein bisschen müde. Aber nicht nur müde, weiserer, oder als ich früher gedacht habe "free-spiritided".
Das ist ein ganz neues Gefühl, wenn man weisst es gibt so viele neuen Schwierigkeiten und noch es ist okay, die ist ein Herzentscheidung. Ja, mein deutsch ist echt schlecht, Ich kann nicht wie früher gut mich erzählen. Ich gebe meinen Texte auf bevor sie sind wirklichkeit. Schade.
Okay, vielleicht soll ich über etwas leichter schreiben. Wie wie mein langweiliger tag war. Das mache ich jetzt. Ich habe nicht früh aufgewachtet, was ist immer etwas die ich nicht so gute finde. Aber okay, einmal aufwacht, joghurt gegessen (Erdebeeren Quark) und dann gehe ich in der suchtes meiner Mütze. Im Zentrum, alles gut, Mütze und obs schon gekauft, springe ich in mein Fahrrad, alles wird besser. Es ist unglaublich kalt, aber ich bin bereit, Handschuhe (oh die Handschuhe...), Mütze, Strumpfhose unter normale Hose... Dann bin ich in die Feinester Abenteur: Fahrrad fahren durch irgendwann. Ich bin in so viele unterschiedlichen Landshaften heute gefahren...Entlang der Fluss (der vielleicht nicht ein echter Fluss ist), entlang die Schiene...Ich fand es schön. Lieblich alt und schmutzig...Ganz anderes von meine Alltagen Orten...(Ich weiss die Geschlechte und die Pluralen rs, sind warscheinlich an meisten falsch, aber wenn ich hier stoppe um Grammatik zu lesen...Mache ich nichts mehr). So! Durch die Stadt, Fahrrad fahren, dann bin ich ins Supermarkt gegangen, einzukaufen. Ich Habe Lebekuchen (oh, mann! Wie ich heute Lebekuchen gegessen habe!), Duschseife, Zahnpaste und Müsli gekauft. Die "Schererei" war dass, ich, eine von Meine Handschuhe verloren habe :P Bleh, etwas dummes, aber so ist das leben. Aber das war scheisse. Auf jeden Fall...Wird besser mit Zeit rs.
Dann bin ich züruck nach Hause, habe ein gutes Sandwich mit Tee gegessen. Und dann viel anders...Oh man, ich glaube ich bin schon wieder mit Hunger (ist das möglich??)
Ich weiss es dass, viel schwieriger ist wenn ich auf Deutsch schreiben will. Aber wir haben heute ein Geheimnisgrund, besser zu sagen, etwas wie diese. Es ist nicht mehr als ein Monate und ich fühle mich schon ein bisschen müde. Aber nicht nur müde, weiserer, oder als ich früher gedacht habe "free-spiritided".
Das ist ein ganz neues Gefühl, wenn man weisst es gibt so viele neuen Schwierigkeiten und noch es ist okay, die ist ein Herzentscheidung. Ja, mein deutsch ist echt schlecht, Ich kann nicht wie früher gut mich erzählen. Ich gebe meinen Texte auf bevor sie sind wirklichkeit. Schade.
Okay, vielleicht soll ich über etwas leichter schreiben. Wie wie mein langweiliger tag war. Das mache ich jetzt. Ich habe nicht früh aufgewachtet, was ist immer etwas die ich nicht so gute finde. Aber okay, einmal aufwacht, joghurt gegessen (Erdebeeren Quark) und dann gehe ich in der suchtes meiner Mütze. Im Zentrum, alles gut, Mütze und obs schon gekauft, springe ich in mein Fahrrad, alles wird besser. Es ist unglaublich kalt, aber ich bin bereit, Handschuhe (oh die Handschuhe...), Mütze, Strumpfhose unter normale Hose... Dann bin ich in die Feinester Abenteur: Fahrrad fahren durch irgendwann. Ich bin in so viele unterschiedlichen Landshaften heute gefahren...Entlang der Fluss (der vielleicht nicht ein echter Fluss ist), entlang die Schiene...Ich fand es schön. Lieblich alt und schmutzig...Ganz anderes von meine Alltagen Orten...(Ich weiss die Geschlechte und die Pluralen rs, sind warscheinlich an meisten falsch, aber wenn ich hier stoppe um Grammatik zu lesen...Mache ich nichts mehr). So! Durch die Stadt, Fahrrad fahren, dann bin ich ins Supermarkt gegangen, einzukaufen. Ich Habe Lebekuchen (oh, mann! Wie ich heute Lebekuchen gegessen habe!), Duschseife, Zahnpaste und Müsli gekauft. Die "Schererei" war dass, ich, eine von Meine Handschuhe verloren habe :P Bleh, etwas dummes, aber so ist das leben. Aber das war scheisse. Auf jeden Fall...Wird besser mit Zeit rs.
Dann bin ich züruck nach Hause, habe ein gutes Sandwich mit Tee gegessen. Und dann viel anders...Oh man, ich glaube ich bin schon wieder mit Hunger (ist das möglich??)
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Das Universum
" Darauf gibt sie keine Antwort, sie druckt nur fest uns zärtlich meine Hand -und wir scheinen schwerelos durch den Weltraum zu schweben, scheinen uns an intergalaktischer Milch satt getrunken und das ganze Universum für uns zu haben."
tradução de minha parte:
"Então ela não dá qualquer resposta apenas aperta minha mão com vontade e ternura - e nós parecemos flutuar pelo espaço, sem peso, parecemos estar bêbados de leite intergaláctico e temos todo o Universo pra nós."
<3
tradução de minha parte:
"Então ela não dá qualquer resposta apenas aperta minha mão com vontade e ternura - e nós parecemos flutuar pelo espaço, sem peso, parecemos estar bêbados de leite intergaláctico e temos todo o Universo pra nós."
<3
Subscrever:
Mensagens (Atom)